Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado de leite: preços recuam 3,12% em outubro

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 31 de outubro de 2005 -12h49
De acordo com o levantamento da Scot Consultoria, o preço do leite pago ao produtor em outubro, referente à produção de setembro, recuou 3,12%. Esse é o quarto mês consecutivo de queda. Em média, o preço do leite bruto, ou seja, com frete e impostos, ficou em R$0,464/litro.

Em reais atualizados pelo IGP-DI, o atual valor está 11,2% abaixo da média dos pagamentos efetuados nos meses de outubro dos últimos 8 anos.

No mercado “spot” (leite comercializado entre as empresas), os preços de outubro caíram menos. Em média, 2,76%. Os negócios estão devagar. Muitas empresas não negociaram nesse mercado em outubro. Alegam que a captação de leite dos produtores está alta e não houve a necessidade do “spot”.

Para o próximo pagamento ao produtor, realizado em meados de novembro, a tendência ainda é de queda nos preços. Em algumas regiões a queda pode ser maior, como é o caso de Mato Grosso do Sul e do Paraná, em função da febre aftosa. Outras regiões, como Lavras/MG, Alta Mogiana/SP e o Nordeste do país, falam em segurar os preços.

Para saber mais sobre o mercado do leite, acesse “Agronegócio do leite”. (CPT)