Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Campanhas de consumo: cadê a carne bovina?

por Fabiano Tito Rosa
Quarta-feira, 3 de junho de 2009 -09h08
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) tem veiculado, na TV, campanhas de incentivo ao consumo de produtos agropecuários. Eu já vi a dos produtos orgânicos e a do café.

Não vi nada sobre a carne bovina. Talvez seja porque eu não assisto muita TV, mas acredito que não exista campanha nenhuma mesmo.

Vale lembrar que o Brasil é um país pecuário, com mais de 170 milhões de hectares de pastagem e cerca de 190 milhões de cabeças bovinas. É o segundo maior produtor e o maior exportador de carne bovina do planeta. São mais de dois milhões de pecuaristas e de mil frigoríficos espalhados pelo território nacional. O valor bruto da produção pecuária é de mais de R$48 bilhões. As exportações brasileiras de carne vermelha alcançaram, no ano passado, US$5 bilhões. O setor emprega milhões de pessoas, sendo que não estamos considerando aqui os números da cadeia coureiro-calçadista.

Será que ao País não interessa que ocorra um aumento do consumo de carne bovina? Será que o desejável, para o Brasil, é que a pecuária encolha, como defendem alguns?

Já passou da hora do setor comprar essa briga. Por que as nossas lideranças não começam pleiteando, junto ao MAPA, que a carne bovina seja promovida na TV?