Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

O rebanho da Índia não é comercial?

por Fabiano Tito Rosa
Quinta-feira, 21 de maio de 2009 -08h46
Outro dia, em uma palestra, afirmei que o Brasil possui o maior ou o segundo maior rebanho bovino do planeta, com cerca de 200 milhões de cabeças. As estatísticas internacionais apontam que a Índia possui um rebanho de aproximadamente 280 milhões de cabeças, mas nesse caso elas consideram também os bubalinos, que ninguém sabe ao certo quantos são (alguns relatórios apontam que são “mais de 50 milhões”).

Um participante, nesse movimento, perguntou: “Mas isso não tem muita relevância, né, Fabiano? Afinal, o rebanho da Índia não é comercial”.

Na verdade, esse é um conceito antigo que precisa ser esquecido. Vejam só. De acordo com estatísticas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a Índia exportou, em 2008, 625 mil toneladas equivalente carcaça de carne bovina. O resultado a colocou no quarto lugar do ranking de exportadores, atrás apenas de Brasil, Austrália e Estados Unidos. Ficou, portanto, à frente de Argentina e Uruguai, dois tradicionalíssimos players desse mercado.

Logicamente que, nesse montante exportado pelos indianos, está incluída a carne de búfalo. Mas o destino é o mesmo da carne bovina, ou seja, vai tudo no ”mesmo bolo”. E a carne indiana já começa a competir com a brasileira em alguns mercados menos nobres, como é o caso do Egito.

Está na hora de passarmos a nos preocupar um pouco mais com os nossos concorrentes da Índia.