Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Apesar de menor em abril, exportações de bovinos vivos crescem em 2009

por Maria Gabriela Tonini
Quinta-feira, 14 de maio de 2009 -09h01
Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o número de bovinos exportados vivos para engorda e abate pelo Brasil em abril caiu 38,9% em comparação com março anterior. O faturamento caiu na mesma proporção.

Mas analisando os resultados dos primeiros quatro meses de 2009 e comparando com o mesmo período de anos anteriores, temos um resultado melhor para o Brasil neste ano. O número de animais exportados no período cresceu 34,2% e o faturamento aumentou 34,9% entre 2008 e 2009. Se compararmos com 2005, por exemplo, a alta chega a 1093% em número de animais exportados e 3623% em faturamento. Observe a figura 1.



As exportações de animais vivos dependem muito da disponibilidade de navios e portos para o transporte, além de estarem ajustadas à demanda dos Países. De um mês para o outro, o número de animais vivos comercializados para fora do Brasil varia significativamente. Mas a tendência, analisando as exportações dos primeiros quadrimestres dos últimos anos, é de crescimento da atividade.