Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Confirmação de ferrugem asiática

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 27 de outubro de 2005 -11h56
A questão sanitária no Brasil passa por um momento delicado. Além da preocupação em restringir a febre aftosa às localidades com focos já confirmados e da apreensão frente a gripe aviária, o Brasil precisa ficar atento, mais uma vez, à ferrugem asiática.

A confirmação da existência da praga em Primavera do Leste (MT), Palmeira (PR), Londrina (PR) e Goiânia (GO) serve de alerta aos sojicultores e autoridades do País.

Nessa mesma época, no ano passado, começaram a surgir focos que, com um empurrãozinho do clima em algumas regiões, provocaram estragos. Aliás, o clima adverso provocou estragos tanto pelo excesso quanto pela falta de chuvas no desempenho da colheita da soja.

Estima-se que desde 2001, quando o fungo foi detectado nas lavouras brasileiras, os prejuízos somam U$2,0 bilhões, considerando os gastos com defensivos e quebra de produtividade.

Para a próxima safra, a situação pode se tornar mais crítica. Com o comprometimento da última colheita e preços baixos, os agricultores provavelmente investirão menos em tecnologia. E o aparecimento da ferrugem no início do plantio pode trazer maiores prejuízos pela necessidade de mais aplicações de fungicidas. (MGT)