Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Produtores de leite de São Paulo e Minas Gerais deverão ter reajuste no pagamento de abril

Segunda-feira, 6 de abril de 2009 -08h56
Por Rafael Ribeiro de Lima Filho

O produtor de leite da região Sudeste deverá ter reajuste no pagamento em abril, pelo leite entregue em março.

Segundo levantamento da Scot Consultoria, em São Paulo, quase 60% das empresas consultadas apontam para aumento no preço do leite pago ao produtor em abril. Em Minas Gerais, metade dos laticínios acreditam que o preço pago ao produtor deve subir este mês.

O final do período de safra já refletiu em um menor volume captado pela indústria em fevereiro e daqui para frente a tendência é de queda na produção. Além disso, os baixos preços pagos aos produtores podem significar menos investimento na atividade, principalmente em termos de alimentação.

Em relação ao mesmo período do ano passado, o preço em São Paulo está cerca de 13% menor e, em Minas Gerais, a diferença é de pouco mais de 25% menor, em ambos os casos são considerados os valores corrigidos pelo IGP-DI. Veja a figura 1.



Repare também que nos dois anos anteriores, o preço do leite pago ao produtor entre fevereiro e março já estava em uma tendência de alta. Entre outubro de 2008 e fevereiro deste ano o que se observou foi a manutenção nos preços.

Outro fator que deve colaborar para a alta no pagamento de abril, referente ao leite entregue em março, é a ligeira recuperação observada nas vendas de produtos lácteos no varejo, em especial, o leite longa vida.