Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

São Paulo passa a permitir a entrada de produtos do Mato Grosso do Sul

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 20 de outubro de 2005 -12h09
A Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo deve publicar hoje a portaria que regula a entrada de produtos de origem animal do Mato Grosso do Sul para São Paulo. Ficará autorizada a entrada de carne bovina desossada e maturada, leite industrializado e pasteurizado, peixes e aves.

De acordo com o governo de São Paulo, a liberação da entrada de carne bovina com osso irá depender da involução do foco da doença. O osso é um importante vetor de transmissão da aftosa.

São Paulo não irá permitir a entrada de produtos vindos dos municípios onde ocorreram os focos de febre aftosa. A portaria criará corredores sanitários na divisa com o Mato Grosso do Sul para o trânsito de produtos e subprodutos com destino a São Paulo e outros Estados, assim como para exportação.

A entrada de carne sul mato-grossense deve frear o aumento de preços que vinha sendo obsevardo em São Paulo. A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) informou que os preços médios da carne bovina na segunda semana deste mês superaram em 7,8% os do mesmo período de setembro.

A retomada da comercialização também deve fazer com que os frigoríficos do Mato Grosso do Sul voltem a abater. A maioria havia paralisado as operações, pois havia muita carne em estoque. Agora será possível avaliar o real impacto da febre aftosa sobre os preços pagos aos produtores. A tendência é de queda significativa no Estado. (FTR)