Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Sindirações espera que os resultados com a produção de rações para bovinos em 2008 seja positivo

Quarta-feira, 18 de março de 2009 -08h38
Por Maria Gabriela O Tonini

Segundo anúncio do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), a produção brasileira de rações deve ter alcançado 59 milhões de toneladas métricas em 2008, um aumento de 10,2% em relação ao ano anterior.

Apesar dos números ainda não estarem consolidados, a expectativa é que a produção de ração para a avicultura tenha crescido 10,4%. Para a suinocultura, o crescimento deve ter atingido 8%. Já para a bovinocultura brasileira, a expectativa é que os números fechem 2008 com crescimento de cerca de 13% em relação ao ano anterior.

No entanto, dados divulgados pela Superintendência Federal de Agricultura (SFA) do Mato Grosso do Sul aponta resultado diferente para o setor de bovinos no Estado. Segundo a SFA a produção de suplementos minerais para bovinos caiu 1,12% entre 2007 e 2008. Já a produção de ração, também para bovinos, caiu cerca de 7% no mesmo período.

Mas a produção de rações para aves e suínos cresceu. A produção de ração para avicultura de corte aumentou 5% em relação a 2007 e a produção de rações para aves em postura cresceu 9%, ao mesmo tempo em que a produção de rações para a suinocultura aumentou cerca de 20% entre 2007 e 2008. Aves e suínos são mais dependentes de rações, diferente do que ocorre na bovinocultura (especialmente de corte), onde a participação da ração nos custos totais tem importância menos significativa em função da abundância de pastagens no território brasileiro.