Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Expopec 2017 discute mercado e eficiência na fazenda de gado

Segunda-feira, 27 de março de 2017 -09h10


Foto: PorkWorld


Neste sábado de manhã, quem ocupou o palco das palestras da Exposição de Tecnologias voltadas ao Desenvolvimento da Pecuária, a EXPOPEC 2017, em Porangatu (GO), foram os pesquisadores Antonio Chaker, do Instituto Terra Métricas Agropecuárias, Luiz Josahkian, Superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e Fábio Dias, Diretor de Originação da JBS.


Josahkian traçou um perfil da Genética em Pecuária Bovina e destacou o trabalho da ABCZ para ajudar os pecuaristas do Brasil inteiro a melhorarem a performance dos planteis com o uso de sêmen, touros melhoradores, compra de tourinhos.


Já Fábio Dias mostrou em detalhes todo os programas da empresa para diminuir custos na exportação e venda interna, ser mais eficiente na linha de produção e estreitar os laços com os consumidores, reforçando os números alcançados com a Academia da Carne.


“É uma afinidade com a pessoa em casa. Receitas para eles comparem carne moída, por exemplo, e fazerem um prato fácil e saboroso. Já temos 1,6 milhão de internautas”, frisou. Ao final, Alcides Torres, executivo da Scot Consultoria e especialista no segmento, coordenou um debate com os três participantes.


“Temos que medir e ter números da fazenda. Só assim vamos poder nos comparar a si mesmos e com o resultado que pretendíamos alcançar. O primeiro passo para chegarmos perto de quem é bom é melhorarmos a cada dia”, reforçou Antonio Chaker.


À tarde, quem sobe ao palco do auditório do Sindicato Rural de Porangatu é NiIo de Sá, diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Flávio Dutra Resende, da Agência Paulista de Tecnologias Agropecuárias (APTA de Colina), e Adriana Zartd, pecuarista, que falou sobre uma espécie de manejo, simples, sem grandes estruturas e tecnologias, que permite a produção de um animal à pasto, abatido precocemente e com excelente ph. Sempre com a mediação de Alcides Torres.


A Expopec 2017 reúne pecuaristas de doze estados, profissionais da cadeia, pesquisadores, executivos de empresas e representantes de associações de criadores de gado de corte, leite, suínos, ovinos e equinos. A programação oficial foi aberta na manhã desta quinta-feira, dia 23, com o pronunciamento do presidente do Sistema FAEG – SENAR (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), José Mário Schreiner.


O congresso técnico apresentou palestras dos especialistas André Bartocci (pecuarista de Mato Grosso do Sul e diretor da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil – ACNB), André Rocha (inspetor da Associação Brasileira dos Criadores de Ovinos), Marcelo Penha (Senar de Goiás), Kellen Severo (Canal Rural) e Paulo Leonel (Nelore Adir e Fazenda Conforto).


Eles trataram de manejo de bovinos, integração pecuária e gestão do agronegócio, tudo sob a coordenação de Alcides Torres. O público em geral ainda pode acompanhar duas edições da Vitrine da Carne, com os workshops sobre ovinos e bovinos comandados por Marcelo Bolinha e Elizabeth Schreiner.


Outra atração foi a apresentação de casos de sucesso no Agrobusiness brasileiro por parte das mulheres, com Rowena Petröl e a Agropecuária Petröl, e Teka Vendramini, ex-presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio da SRB, pecuarista e primeira diretora eleita na SRB (toma posse nesta segunda-feira, dia 27, em São Paulo, na sede da entidade, em São Paulo). Sem falar no curso especial de capacitação para açougueiros de carne suína ministrado por Marcelo Bolinha (“Origem da Carne”).


A Expopec ainda traz novas edições da Vitrine da Carne, treinamento de merendeiras sobre uso de carne suína, manejo bovino sem estresse (Adriane Zart) e as demonstrações do Senar de Goiás: treinamento biogás, selaria, confinamento, curtimento de couro, processamento de carne suína, derivados de leite, rédeas e doma racional de equinos, cerca elétrica e adestramento de cães.


Dentro da programação paralela, estão em plena atividade a feira de ovinos e suínos, o Festival Gastronômico da Carne, demonstração dos serviços dos parceiros institucionais do Sistema FAEG – SENAR, Feira de Touros, Shopping de Cavalos, Espaço Agrinho, Espaço Suinocultura Kids e Estação Experimental da Emater.


Neste domingo, fechamento da Expopec 2017, vão ser realizados o almoço especial com carnes bovina, suína e ovina, e o Segundo Leilão de Bovinos Qualidade Total, do tradicionalíssimo pecuarista Rubinho Catenacci, o campeão de bezerros de qualidade da região do Figueirão, em Mato Grosso do Sul.


Por: Redação Beef – Redação Pork e Redação Ave


Link da notícia: http://www.porkworld.com.br/noticia/expopec-2017-discute-mercado-e-eficiencia-na-fazenda-de-gado