Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Chuvas devem continuar caindo em boa parte do país no começo de fevereiro

por Rafael Ribeiro
Quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017 -14h50

No acumulado de janeiro, a região Sudeste do país, além de algumas áreas do Paraná e Mato Grosso do Sul receberam volumes de chuvas de até 300-350 milímetros.


Em boa parte de Mato Grosso e sul de Goiás, os volumes ficaram em torno de 150-200 milímetros no mesmo período. No norte de Goiás, porém, os volumes não ultrapassaram os 100 milímetros.


Em alguns casos, como no Norte de Minas, parte da Bahia e outros estados da região Nordeste, as precipitações não chegaram a 25 milímetros em janeiro. A situação mais complicada é a do Nordeste.


Na figura 2 está o mapa de anomalias de chuvas em janeiro de 2017.


Com exceção dos estados da região Sul do país, parte da região Sudeste e parte de Mato Grosso do Sul, que apresentaram precipitações acima da normal climatológica (entre 50-100 milímetros acima), os volumes ficaram abaixo da média histórica, com déficits variando de 25 a 100 milímetros no período.


Para os primeiros dias de fevereiro a previsão é de chuvas em boa parte do país, com boa distribuição e volumes chegando a 100-150 milímetros entre os dias 2 e 10 de fevereiro. Veja a figura 3.


Para o final da primeira quinzena deste mês, as chuvas deverão cair em maiores volumes nas regiões Norte e Nordeste.