Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Previsão de chuvas em maiores volumes e mais distribuídas na segunda quinzena de janeiro

por Rafael Ribeiro
Quinta-feira, 12 de janeiro de 2017 -14h50

Nas duas primeiras semanas de janeiro de 2017, as chuvas ocorreram em maiores volumes na região Sul do país e parte da região Sudeste, incluindo áreas em São Paulo e no Sul de Minas Gerais.


No Paraná, Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina, os volumes chegaram a 150-200 milímetros no acumulado até o dia 11 do mês.


Destacamos, porém, a região Central do país, além do Norte de Minas Gerais, e estados da região Nordeste, onde os volumes não ultrapassaram os 25 milímetros em janeiro.


Em alguns casos, como no Norte de Minas e parte Bahia, não choveu este mês (faixa branca na figura 1).


Na figura 2 está o mapa de anomalias de chuvas em janeiro.


Com exceção dos estados da região Sul do país, que apresentaram precipitações acima da normal climatológica (entre 25-100 milímetros acima), nas demais áreas (em amarelo e bege na figura 2), os volumes ficaram abaixo da média histórica, com déficits variando de 25 a 100 milímetros no período.


Para os próximos dias, a previsão é de volumes de chuvas maiores e mais distribuídos no Brasil Central e parte da região Nordeste, justamente nas áreas onde as precipitações ficaram abaixo da média histórica nas primeiras semanas de janeiro/17.


Os volumes podem chegar a 100-150 milímetros no acumulado entre os dias 12 e 20 deste mês. Veja a figura 3.