Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Carta Gestor - Análise SWOT: O autoconhecimento como ferramenta para o sucesso

por Gustavo Aguiar
Quinta-feira, 29 de dezembro de 2016 -08h50


A análise SWOT é uma tradicional ferramenta utilizada para avaliar e planejar as atividades de uma empresa.


Esta edição abordará como os produtores rurais podem usá-la em seus seus negócios, através deste material adaptado a partir da publicação “Planejamento estratégico e de cenários na produção rural: gerenciando riscos em tempos dinâmicos”, elaborado pela South Dakota State University e Texas A&M University.


O conceito


O SWOT prevê a análise dos pontos fortes (S), fraquezas (W), oportunidades (O) e ameaças (T) inerentes a uma empresa. 


Trata-se de um método simples e objetivo que visa organizar uma visão a respeito da empresa.


Para esta análise, deve-se considerar que os pontos fortes e fracos provêm de dentro da operação, ou seja, são fatores internos que, de alguma forma, afetam a fazenda. Já as oportunidades e as ameaças se originam fora da operação, são fatores externos.


Embora a análise SWOT tenha sido originalmente concebida para atender a produção industrial, varejo e empresas prestadoras de serviços, pode ser usado com qualquer linha de negócios, incluindo pecuária e agricultura.


Uma vez que esta análise esteja completa, ajudará a identificar quais questões são importantes para a materialização da sua visão de negócio, além de indicar quais pontos podem impedi-lo de alcançá-la.


O processo


Uma matriz 2x2 é o que se espera de resultado final desta abordagem, tal qual é mostrada na figura 1. Nesta matriz apresentamos um exemplo de uma matriz para uma fazenda pecuária. 



Em resumo, apresentamos os seguintes pontos a serem considerados na elaboração da matriz SWOT.


a. Forças e fraquezas são fatores internos


Pense em uma lista de forças e fraquezas que reflita não somente como você enxerga seu negócio mas como pessoas de fora o veem.


Para as forças, pergunte-se:


- Quais vantagens meu negócio possui?


- Quais vantagens meus vizinhos enxergam na minha fazenda?


- Quais pontos fortes os compradores veem no meu produto?


- Quais são as razões que fazem meu negócio sustentável em curto e longo prazo?


Para as fraquezas, faça a seguinte auto-crítca:


- Onde posso melhorar?


- O que me impede de atingir certos objetivos financeiros?


- Que fatores me impedem de acessar melhores mercados?


b. Oportunidades e ameaças vêm de fora do negócio


Oportunidades e ameaças são fatores que se opõem. Para elenca-las, pense nos seguintes quesitos:


- Como o mercado deverá se comportar em curto e longo prazo?


- Como estão meus concorrentes? (vale um exercício sobre custos de oportunidade)


- Meu negócio está preparado para se beneficiar do avanço tecnológico em curso?


- Que mudanças estão ocorrendo na comunidade onde minha fazenda está localizada? Como isso pode me beneficiar ou afetar?


- Estou atendendo plenamente a legislação vigente? Há discussões sobre mudanças na legislação capazes de me beneficiar ou prejudicar?


Os fatores externos ao negócio são muito amplos e variados. Além disso, muitas oportunidades podem tornar-se ameças, frente a uma mudança inesperada da conjuntura. 


Considerações finais


A análise SWOT é uma abordagem capaz de avaliar o negócio como um todo ou mesmo um simples projeto ou ideia isoladamente, antes de sua execução.


Tal ferramenta representa uma rápida maneira de determinar quais fatores exercem maior impacto e podem levar a fazenda ao sucesso ou insucesso e antecipar tendências e soluções.


Afinal, um bom planejamento e reconhecimento do ambiente em que se encontra é algo que só traz benefícios para as empresas que o fazem.