Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Cenário Rural- Revista Viapampa

por Alcides Torres
Segunda-feira, 17 de outubro de 2016 -15h30


Estive recentemente em Alegrete RS, a convite do Fernando Lopa, CEO da ABHB, Associação Brasileira de Hereford e Braford.


O convite foi para participar da Nacional e apresentar uma palestra sobre o mercado pecuário.


Gostei muito da feira, sempre é muito bom percorrer a região do pampa e conviver com os produtores da região.


Lá observei animais de alta qualidade e um criterioso julgamento das raças, fundamentado em sólidas bases técnicas. A preocupação com a qualidade é tanta que juízes renomados do Brasil e do exterior foram convidados para as avaliações.



A pecuária rio-grandense, embora seja diferente da do Brasil Central está integrada à pecuária nacional e à pecuária global.


É comum a exportação de terneiros para os confinamentos nas principais regiões confinadoras do Brasil. É comum também a exportação de bovinos vivos para o exterior atendendo a mercados na África e no Oriente Médio, por exemplo, e é claro, o embarque de carne para atender à demanda de grandes centros consumidores no mercado interno e externo. Ou seja, o intercâmbio comercial é grande e a tendência é de que esse relacionamento se estreite.


Naturalmente o potencial ainda está longe de ser alcançado e há muito trabalho por vir, e os homens e mulheres que lideram essas iniciativas têm feito um trabalho competente e sério.


Por fim gostaria de agradecer o carinho e a atenção com que fui recebido durante a feira e agradecer em particular ao Lopa pela atenção e o tempo dedicado. Aprendi muito.