Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Ponta de agulha mais cara que o dianteiro

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 12 de dezembro de 2008 -09h03
Conforme abordado nos últimos dias, nesse mesmo espaço, a diferença entre o preço do traseiro e do dianteiro bovino no mercado atacadista de São Paulo está em níveis recordes. Mas outro ponto interessante e um pouco distorcido em relação aos últimos anos é o comportamento dos preços da ponta de agulha.

A ponta de agulha é normalmente comercializada por um valor mais baixo que o dianteiro, em reais por quilo. No entanto, nos primeiros onze dias de dezembro, o preço do dianteiro está 7,26% mais baixo que a ponta de agulha.

Em alguns momentos, analisando o período de 2002 até hoje, o dianteiro chegou a valer quase 50% mais que a ponta de agulha, conforme pode ser observado na figura 1.



Esses comportamentos fora do padrão nas relações de preços da carne com osso bovina mostra que o Brasil, apesar de comercializar 75% da sua produção no mercado interno, está cada vez mais dependendo do mercado externo. A diminuição das exportações para a Rússia, mais uma vez, contribuíram para esse comportamento nos preços. (MGT)