Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Simental, encontro de recriadores, abate de fêmeas e vaquejada

Sexta-feira, 1 de abril de 2016 -17h00


Uma novidade será apresentada no dia 2 de abril, sábado, durante Dia de Campo na fazenda Terra Nova, que fica em Nova Aliança (SP) próxima a Rio Preto: o relatório que faz um comparativo do desempenho dos cruzamentos feitos entre o gado Simental com o Nelore. O relatório foi feito pela Faculdade de Medicina Veterinária (Unesp/Botucatu).


As informações são do Grupo Simental Brasileiro, formado por 12 criatórios da raça europeia adaptada ao clima tropical. Ainda no Dia de Campo, o grupo lança seu website e inova no sistema de venda de reprodutores e oferta de matrizes. No site, o pecuarista encontra 66 reprodutores aprovados pelo Conselho Técnico do Grupo, muitos dos quais estão com sêmen à venda, além de animais ofertados pelos criatórios associados.


"O objetivo do site é oferecer conteúdo para quem quer conhecer melhor o Simental Brasileiro e indicar as melhores opções de compra e venda no mercado", explica o zootecnista Mario Coelho Aguiar Neto, criador de Simental Brasileiro e um dos idealizadores do site. A nova ferramenta mostra atributos da raça, conta a história  do grupo e traz notícias e informações técnicas para investidores e pecuaristas.


O Dia de Campo contará com a presença de Antonio Gonzalez, presidente da associação mexicana do Simental.


Encontro de recriadores


Quem me liga é Alcides Torres, da Scot Consultoria, com bastante expectativa em relação ao Encontro de Confinamento e Recriadores, que a empresa promove no período de 12 a 16 de abril, em Ribeirão Preto (SP). Por sinal, o tema recria está no centro das discussões da pecuária hoje. Haverá palestras sobre diferentes tipos de recria, avaliação de custos, recria no cocho e engorda no pasto, potencialização do ganho de carcaça e etc. Depois, como é de hábito, os participantes conhecem experiências em fazendas da região.


Tem mais da Scot Consultoria. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado, a participação de fêmeas no abate total de bovinos no Brasil ficou em 38,9%. Em 2014 a participação de fêmeas foi de 41,8%. Já em 2013, as fêmeas representaram 42,0% do volume total abatido. A empresa de consultoria explica que a retenção, evidenciado pela menor participação no abate total de bovinos, é em função dos preços elevados do bezerro no mercado brasileiro, que incentiva o criador a manter as fêmeas.


Vaquejada no Nordeste


Durante os dias 2 e 3 de abril acontece a primeira etapa do Circuito AVACG de Vaquejada em Campina Grande, na Paraíba. As vaquejadas são tradição no nordeste brasileiro e movimentam milhares de empregos diretos e indiretos, principalmente em leilões de cavalos destinados à atividade. Para ter uma ideia, segundo a Federação de Vaquejadas da Paraíba, na região são realizadas, em média, 10 vaquejadas por semana. É uma loucura mesmo. Eu já estive por lá. A coisa fervilha.


Fonte: Globo Rural. Por Sebastião Nascimento. 31 de março de 2016.


Link da notícia: http://revistagloborural.globo.com/Colunas/sebastiao-nascimento/noticia/2016/03/simental-encontro-de-recriadores-abate-de-femeas-e-vaquejada.html