Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Exportação de carne para os EUA abre oportunidades para TO

Quinta-feira, 31 de março de 2016 -05h40


Abertura do mercado norte-americano deve acontecer ainda neste semestre.


A cada ano, a participação brasileira no comércio internacional vem crescendo, com destaque para a produção de carne bovina, suína e de frango. O Tocantins possuiu nove frigoríficos com Selo de Inspeção Federal (SIF), sendo que cinco atendem as condições estrutural, sanitária e técnica para vender para os Estados Unidos. O Estado já exporta carne para vários países, como: Russia, Egito, China (Hong Kong), Irã, Iraque, Argélia, Emirados Árabes, Líbia e Venezuela. Em 2015 foram exportados, entre carnes e derivados, quase 50,00 mil toneladas (49.801.606 kg) que renderam mais de US$161,00 milhões.


O setor agropecuário tocantinense e a Secretária do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro) comemoram a abertura do mercado americano, que deve ocorrer ainda este semestre, para o comércio da carne brasileira. O anuncio foi feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e os governos do Brasil e dos Estados Unidos da América (EUA) mantém negociações que devem ser concluídas em breve para a abertura recíproca de mercados.


A diretora de Pecuária da Seagro, Erika Jardim explica que foram mais de 15 anos de restrições para a comercialização da carne brasileira nos Estados Unidos, por isso este é um momento importante. “É uma excelente notícia uma conquista do Governo Federal que vem sendo batalhadas desde 1999. É importante, não só pelo aumento das exportações, mas exportando carne para os EUA, a gente chancela o nosso produto para o resto do mundo”, argumenta.


De acordo com a diretora, é muito difícil vender para os Estados Unidos devido o rigor e as exigências sanitárias, por isso o mundo vai enxergar a carne brasileira com outro olhar, sob uma nova perspectiva. “Aí sim, a gente vai abrir esse horizonte para a carne do Brasil e o Tocantins com isso também ganha, pois somos eminentemente um Estado produtor de carne”, ressalta.


Sanidade


Erika Jardim diz que destravando esse processo, a perspectiva é aumentar para 100 mil toneladas a quantidade de carne exportada do Brasil para o mercado exterior. “Há 15 anos que os EUA embargam a carne brasileira, e agora vem o reconhecimento da competitividade do nosso mercado, pois o Brasil é o primeiro exportador de carne mundial e o segundo produtor”.


Segundo o Mapa, as tratativas entre os dois países vão resultar na definição de um modelo de Certificado Sanitário Internacional para amparar os embarques do produto e a habilitação pelos Estados Unidos, com base em indicação prévia do Ministério dos estabelecimentos brasileiros exportadores. “E o Tocantins tem total condição de entrar neste mercado, especialmente com a carne do boi verde, que é o que os EUA querem, porque é uma carne mais saudável, com menos gordura, trabalhada encima de pastagem natural, é o que o comércio mundial está exigindo. Alimentos mais saudáveis”, frisa Erika Jardim.


Fonte: Sec. da Agricultura - TO. 29 de março de 2016.