Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Road Show 2016 – 3o. dia

por Equipe Scot Consultoria
Quinta-feira, 17 de março de 2016 -18h00

Dando sequência ao circuito anual de visitas de profissionais da imprensa a clientes da Texto Comunicações, no terceiro dia tivemos a oportunidade de participar do Simpósio Internacional Phibro, realizado na cidade de Ribeirão Preto-SP.


1- Simpósio Internacional Phibro


No evento, ocorreu o lançamento da oitava edição do compêndio que analisa a nutrição de bovinos de corte.  Este material é desenvolvido  pela comissão das academias nacionais de ciência, engenharia e medicina dos EUA  (antigo NRC) e é referência global em termos de nutrição animal. A última revisão ocorreu no ano 2000.


Estavam presentes no evento pesquisadores norte americanos juntamente com doutores do Canadá, Austrália, África do Sul, México, Argentina e Brasil, os quais responderam a jornalistas sobre a cadeia da carne.


 


Entre os assuntos abordados no evento estão às novas exigências nutricionais do gado de corte, a produção de carne bovina nos Estados Unidos, requerimentos de energia e proteína para crescimento e terminação de bovinos.


Segundo Larry Miller, presidente da Phibro Saúde Animal, um dos maiores desafios no mercado bovino brasileiro é a atual situação econômica do país. “Os efeitos no câmbio foram enormes, já que o país é um grande exportador de carne bovina. Em termos de rentabilidade, este é um dos principais drivers para o setor atualmente


Miller comentou também sobre questões relacionadas ao meio ambiente e ao bem-estar animal que incidem sobre a pecuária, e que é constantemente questionada por inúmeras instituições e organizações internacionais. "Muitos dos questionamentos sobre bem-estar animal é uma questão política. Tratar mal seus animais ou sua terra seria ir contra a atividade a que eles (pecuaristas) se propõem. É do interesse deles cuidar da melhor forma possível dos animais e da terra". 


Em uma rodada de palestras, cada participante, Brasil, Argentina, México, África do Sul, Canadá e Austrália, tiveram 15 minutos para falarem sobre os futuros desafios na produção de corte em seu país.


O representante brasileiro, Rafael Cervieri, zootecnista, doutor em Nutrição e Produção Animal (UNESP-Botucatu), consultor da Nutribeef, falou sobre as exportações brasileiras de carne, as quais totalizaram 10 milhões de toneladas, sendo que apenas 10% é exportado. Para ele, exportar é imperativo para que o Brasil tenha um mercado remunerado. Outro ponto importante abordado por Cervieri foi à necessidade de redução nos custos de produção, a grande pressão nos preços e na oferta de boi gordo, boi magro e animais de reposição, além da inflação crescente, fatos estes que deixam o cenário ainda mais apertado.


O simpósio teve início na segunda-feira (14/3) e terminou na quarta-feira (16/3).


Durante os próximos dias traremos mais informações sobre o circuito anual. Não deixe de nos acompanhar!


Link: Road Show Tour – Texto Comunicações