Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Queda no nível tecnológico de produção

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 6 de outubro de 2005 -13h33
Em palestra para empresários em Zurique, proferida pelo Ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento do Brasil, Roberto Rodrigues, foi destacada a crise da agricultura para a safra 2005/2006.

Rodrigues lamenta a situação e a incapacidade do Governo em liberar verbas para apoiar a agricultura, aproveitando a oportunidade para criticar, e muito, a carga tributária, a taxa de juros, o câmbio, etc.

Segundo ele, apesar de irônico, é provável que o Brasil tenha que importar alimentos em 2006, mesmo causando medo em todo o mundo com o seu potencial agrícola.

Além da redução de cerca de 5% da área plantada, Rodrigues estima queda no nível tecnológico de produção. O uso de calcário deve cair cerca de 40%; a venda de fertilizantes devem recuar outros 16%; as vendas de sementes deverão recuar 25% e mais outros 20% de diminuição do uso de defensivos agrícolas.

Tal fato pode ser observado pelos preços dos insumos nos últimos meses. Em pleno período de plantio, os preços dos fertilizantes recuaram e as compras seguem bem lentas.

Para Rodrigues, no entanto, o principal indicador da crise é a queda da renda agrícola, estimada em R$ 17 bilhões entre 2004 e 2005. (MPN)