Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Chuvas abaixo da média no Norte de Minas e Bahia

por Rafael Ribeiro
Segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016 -09h50

As chuvas continuaram a cair no país em fevereiro, porém, os volumes foram menores na comparação com janeiro último.


Na região Sudeste, até o dia 24 deste mês, choveu entre 25 e 200 milímetros, frente aos 200-400 milímetros no acumulado do mês passado.


Em algumas áreas no oeste e sul de São Paulo foram observadas chuvas de até 300 milímetros no acumulado de fevereiro.


No Brasil Central, as precipitações ficaram entre 50 e 100 milímetros em boa parte das áreas. No oeste de Mato Grosso e oeste de Mato Grosso do Sul, os volumes chegaram até 250-300 milímetros neste período.


Destacamos a faixa em vermelho escuro na figura 1, que abrange o norte de Minas Gerais e boa parte do estado da Bahia, incluindo a região oeste. Nestes locais, as chuvas não ultrapassaram os 25 milímetros em fevereiro.


O déficit em fevereiro chega a 200 milímetros em relação à média histórica.


No norte de Mato Grosso, região central de Tocantins e sudoeste do Pará as chuvas também estão abaixo da normal climatológica.


Por outro lado, no sul do país, além de São Paulo, oeste de Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro, as chuvas ficaram acima da média histórica, variando entre 25 e 100 milímetros. Veja a figura 2.


Para o final de fevereiro e primeira semana de março, a previsão é de chuvas na região Norte do país, com volumes de até 200 milímetros no acumulado do período.


Estão previstas chuvas também nas regiões Central, Sudeste, além de Santa Catarina e Paraná, com volumes variando de 30 até 200 milímetros.