Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Produtores de MT criam nova cooperativa

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 12 de novembro de 2008 -09h03
A Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) vai criar uma cooperativa destinada exclusivamente à participação da entidade em projetos ou em empresas. A assembléia para homologar a criação da cooperativa, já batizada de Coprosoja, ocorrerá no início de dezembro, de acordo com o diretor executivo da Aprosoja.

Diferentemente de uma cooperativa tradicional, a Coprosoja não terá como foco atividades como armazenagem e comercialização de grãos ou compra conjunta de insumos para os associados. De acordo com o diretor, ela funcionará como uma holding. A cooperativa vai entrar em projetos dos quais a Aprosoja não pode participar. Isso ocorre pois a associação é uma entidade de representação de classe e, por isso, não tem condições de explorar atividades industriais ou comerciais.

Dois projetos já estão na mira da nova cooperativa. Um deles é o de pesquisa nas áreas de ocorrência de fosfato em um conjunto de municípios localizados ao norte de Cuiabá. Em 2007, a Aprosoja requisitou ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) o direito de pesquisar uma jazida em uma extensão de cerca de 600 mil hectares, mas o trabalho ficou concentrado em cerca de 60 mil hectares. Fosfato, nitrogênio e potássio são as principais matérias-primas para a produção de fertilizantes.

O outro projeto que desperta interesse da nova cooperativa é o da ferrovia Leste-Oeste. O desenho atual prevê a ligação, com a estrada de ferro, entre Uruaçu, em Goiás, e a região produtora de Vilhena, no sul de Rondônia. A ferrovia, com isso, passará pelo pólo agrícola da mato-grossense Lucas do Rio Verde.

Fonte: Valor Econômico. Adaptado por Scot Consultoria. 12 de novembro de 2008.