Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Crise influencia preço dos grãos

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 27 de outubro de 2008 -09h17
Os preços dos grãos seguem a tendência de baixa verificada no cenário de crise internacional. A única “sustentação” para os preços dos grãos é o câmbio, que tanto no Brasil como no exterior, o dólar vem apresentando uma valorização excessiva nas últimas semanas.

A valorização é resultado do “pânico” gerado pela crise financeira, onde países e investidores buscam em massa uma moeda consolidada para atravessar o período de incerteza.

Vale destacar que o aumento nos preços da maioria das commodities, especialmente as agrícolas, ocorreu justamente no período em que a preocupação se fundamentava na desvalorização da moeda norte-americana, provocando a famosa “bolha” nos preços das matérias-primas.

Por enquanto, os preços do petróleo e a expectativa do volume da colheita norte-americana dão o tom nos preços dos grãos. Os efeitos das sucessivas quedas nos mercados financeiros também são negativos para as cotações agrícolas, que apesar de não terem influência direta, sofrem com a expectativa de uma possível recessão.(JA)