Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Agricultor terá um ano para averbar Reserva Legal

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 10 de outubro de 2008 -09h43
Os produtores rurais terão prazo de um ano para fazer a averbação de Reserva Legal (RL) e se adaptar às exigências do decreto 6514, que pune com rigor os crimes ambientais. Além disso, as áreas destinadas à Reserva Legal poderão ser incluídas dentro de Áreas de Proteção Permanente (APPs), como encostas de montanhas e margens de rios. No último dia 8 o ministro da Agricultura, adiantou aos deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária alguns pontos que o ministro do Meio Ambiente deve anunciar oficialmente nos próximos dias.

Não serão prejudicadas as plantações situadas em áreas montanhosas, podendo haver, inclusive, o plantio de mudas para o reflorestamento nestas regiões. Será permitido também o plantio de arroz em áreas de várzea já consolidadas. O ministro da agricultura informou ter recebido relatório do Ministério do Meio Ambiente (MMA) com propostas de alterações do decreto feitas pelos parlamentares e pelas entidades de apoio ao setor agropecuário.

O Grupo de Trabalho formado pelo Poder Executivo e por parlamentares que apóiam a agricultura e o meio ambiente terá quatro meses para apresentar propostas de alterações na legislação ambiental.

Fonte: Agrosoft. Adaptada por Scot Consultoria.