Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Choveu no começo de setembro no Sul e Sudeste do país

por Rafael Ribeiro
Sexta-feira, 11 de setembro de 2015 -11h07

Choveu no início de setembro em boa parte do país. O volume chegou a 50-100 milímetros em algumas áreas das regiões Sul e Sudeste.


No Brasil Central, no entanto, as chuvas não ultrapassaram os 25 milímetros e ficaram restritas ao sul de Mato Grosso do Sul, sudeste e oeste de Mato Grosso e metade sul de Goiás.



Na região Sul do país, com exceção do Rio Grande do Sul, e na região Sudeste, as precipitações ficaram acima da média histórica, entre 25 e 50 milímetros. Em muitos lugares choveu o previsto para o acumulado do mês em apenas uma semana.


No Rio Grande do Sul as chuvas ficaram abaixo da normal climatológica, com até 50 milímetros de déficit. Veja a figura 2.



No acumulado entre os dias 10 e 18 de setembro estão previstas chuvas na metade Sul do país, com volumes variando entre 20 e 100 milímetros em Santa Catarina, Paraná, Sul de Mato Grosso do Sul e região Sudeste.


No restante do país, os volumes não devem ultrapassar 10 milímetros neste período.



As chuvas devem continuar ao longo de setembro, porém, estarão restritas à região Sul do país e sul da região Sudeste. Os volumes podem chegar a 100 milímetros nas áreas em vermelho na figura 4.