Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Melhor relação de troca Milho x Leite C, em São Paulo

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 25 de setembro de 2008 -09h37
Por um lado, o produtor foi beneficiado pela safra recorde de grãos este ano, ou seja, a colheita foi boa. Mas o crescimento de 14% na produção de milho, em comparação a 2007, favoreceu a queda nos preços do produto.

Mesmo tendo passado por um período de pico em dezembro de 2007, quando era comercializado a valores 62,94% mais altos que os atuais, em São Paulo, o preço do grão passou a ser menor do que há um ano, em valores nominais.

Segundo levantamentos da Scot Consultoria, essa queda no preço do grão favoreceu o produtor de leite que mesmo sofrendo com a queda de 13,62% no preço do leite em agosto, quando comparado a maio (mês de pico de preço recebido pelo produtor paulista), teve uma relação de troca do milho com leite C de 2,05kg de milho/litro de leite C, a melhor do ano. Observe a figura 1.



Embora o preço do milho tenha ficado estável nos dois últimos meses (R$325,20/t) a queda na cotação do leite em setembro fez com que a relação de troca piorasse cerca de 4,7% em relação a agosto, ficando em 1,95kg de milho para cada litro de leite C. (MNB)