Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Da mesa do editor - DBO

por Equipe Scot Consultoria
Terça-feira, 7 de julho de 2015 -15h05

Subsídios


A ajuda aos agricultores brasileiros através de subsídios aumentou 44,2% de 2013 para 2014 - de US$ 6,1 bilhões para US$ 8,8 bilhões. No intervalo entre 1995-1997 e 2013-2014 o aumento médio foi de 26% ao ano. (Valor Econômico)


Máquinas


A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apresentou na segunda-feira, 6, os resultados de junho e do primeiro semestre da indústria automobilística. As vendas domésticas de máquinas agrícolas alcançaram 4.429 unidades em junho, 6,29% a mais que em maio, mas 24,8% menos que em junho do ano passado. (Anfavea)


Custos


O Índice Scot Consultoria de Custo de Produção da Pecuária Leiteira aumentou 4,1% em junho, na comparação mensal. Esta foi a maior alta registrada no último ano. Com exceção dos defensivos, todos os grupos que compõem o índice tiveram aumento de preço na comparação com o mês anterior. Destaque para os suplementos minerais, cuja alta foi de 6,1%. Na comparação junho a junho, o custo de produção da pecuária leiteira teve alta de 2,8%. (Scot Consultoria)


Algodão


A previsão climática para esta semana demonstra que Mato Grosso pode receber pancadas de chuvas de até 50 mm em algumas regiões produtoras de algodão. Em razão de esta fibra já estar com a capacidade produtiva definida, essas prováveis chuvas podem não influenciar na produtividade mato-grossense, a não ser em alguns casos em que levaria ao desprendimento do capulho da planta, acarretando perda da pluma. (Imea)


Fórum


Em novembro, Curitiba se transformará na capital sul-americana do agronegócio. A cidade será sede da 3.ª edição do Fórum de Agricultura da América do Sul, o Agricultural Outlook Forum 2015, com o tema "Sociedade urbana; economia rural". O palco dos debates será o Museu Oscar Niemeyer. (Gazeta do Povo)


Homenagem


Nesta terça-feira, 7 de julho, é comemorado o dia do Produtor Rural Mineiro. A data foi instituída pela ALMG em 1998, a pedido da FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais), para homenagear aqueles que garantem a alimentação e o desenvolvimento econômico do Estado. (FAEMG)


Invasões


Cerca de 500 produtores rurais participaram na segunda-feira (06), de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de MS para debater as invasões de propriedades por indígenas em Mato Grosso do Sul, reivindicadas por eles como terra indígena. Será formada uma comissão para pressionar o Ministério da Justiça a resolver a questão. (Famasul)


Fonte: Portal DBO, por Sérgio de Oliveira. Publicado em 07/07/2015 - http://www.portaldbo.com.br/Rev-Agro-DBO/Conteudo/Geral/13066_Da-mesa-do-editor