Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Tarifas de energia pressionam custos da avicultura no Paraná, diz FAEP

Quarta-feira, 10 de junho de 2015 -15h27

O aumento das tarifas de energia elétrica provocou um aumento de custos que pode chegar a 67,0% para avicultores do Paraná. É o que mostra um estudo feito pela Federação de Agricultura do estado (FAEP), que analisou o período de dezembro de 2014 a março deste ano em diversas regiões produtoras paranaenses. "O reajuste na conta de luz preocupa os avicultores porque a atividade depende totalmente do uso de equipamentos elétricos nas granjas", ressalta a FAEP.


Em uma entrevista divulgada no site oficial da Federação, a médica veterinária Ariana Weiss Sera informa que, em dezembro de 2014, a energia elétrica representava 5,5% do custo total de produção da avicultura de corte no estado. Em maio deste ano, chegou a 8,6%. "Se você for levar em consideração o valor da energia elétrica, ela subiu para mais de 67,0% na fatura desse produtor rural", disse ela, destacando que a energia foi o item de maior impacto na elevação dos custos de produção.


No mesmo período da pesquisa, os preços do frango vivo pagos ao produtor registram queda no estado do Paraná, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural da Secretaria de Agricultura do estado (DERAL). Em dezembro do ano passado, a média mensal estava em R$2,27 o quilo. Março registrou valor médio de R$2,22 o quilo.


Fonte: Globo Rural. 10 de junho de 2015.