Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Leite x semente de B. brizantha

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 4 de setembro de 2008 -10h15
Segundo levantamento da Scot Consultoria, em agosto, o produtor paulista recebeu menos pelo litro de leite, quando comparado aos dois meses anteriores. Mesmo assim, foi registrada uma pequena melhora na relação de troca entre o leite e as sementes de B. brizantha, quando comparada a julho.

Isso só foi possível porque as cotações da semente caíram proporcionalmente mais que o leite. Enquanto o litro de leite C recuou 4,2%, o quilo da B. brizantha baixou 6,8%.

Com isso, ao invés de necessitar, em julho, de 9,26 litros de leite C para adquirir um quilo de semente, foram necessários 9,04 litros de leite por quilo de semente em agosto, uma melhora de 2,3% no poder aquisitivo do produtor.

No entanto a relação de troca de agosto de 2008 foi cerca de 20% mais alta do que a média dos últimos 14 meses, que ficou em 7,55 litros de leite por quilo de semente. Para se ter uma idéia, em agosto de 2007, o produtor precisava de apenas 6,1 litros de leite para adquirir um quilo de semente.

Em agosto do ano passado, as cotações das sementes de B. brizantha estavam 23% mais baixas e o produtor recebia, em média, R$0,09 a mais por litro de leite. Naquela época a relação de troca era 47% melhor do que em agosto de 2008. (CPT)