Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Estados Unidos aumentam seus clientes

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 25 de agosto de 2008 -09h16
Após a crise da vaca louca, na virada de 2003 para 2004, mais 4 países autorizaram as importações de carne norte-america, segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA). São eles: Costa Rica, Belize, Qatar e Gana.

Não são países muito representativos em termos de volume. Mas o importante, para os norte-americanos, é a retomada gradual de mercados. Ainda de acordo com o USDA, já são mais de 100 destinos, incluindo a recém-autorizada Coréia do Sul.

O Brasil pode sentir, no médio prazo, os efeitos do aumento da concorrência. A Costa Rica, por exemplo, pode servir como “ponto de entrada” para a América Central, junto com Belize.

Já o Qatar representa a entrada dos Estados Unidos no mercado do Oriente Médio, onde o Brasil é muito forte. Em outras palavras, significa dizer que o País começa a ganhar terreno em um mercado de carne certificada halal (procedimento de abate e processamento que está de acordo com os padrões exigidos pelos países de religião islâmica), onde a sua moeda, desvalorizada internacionalmente, favorece ainda mais as transações. (JA)