Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Bertin compra a Cooperocarne

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 14 de agosto de 2008 -09h32
Nos últimos dias, foi acertada a compra da COOPEROCARNE (Cooperativa Rondoniense de Carne Ltda) pelo Bertin, por R$55 milhões.

A COOPEROCANE foi fundada em dezembro de 2003, em Pimenta Bueno – RO, com
163 cooperados. Em outubro de 2004 iniciou as obras e em outubro de 2007 começou a operar a indústria no seguimento de abate e venda de carne com osso. Sua capacidade de abate é de 650 animais/dia. Os cooperados, no início da operação, já somavam mais de 550.

A COOPEROCARNE foi fundada com a intenção de melhorar o preço ao produtor em relação aos outros Estados, dar transparência no processo de limpeza e pesagem e diminuir os riscos do produtor, pois na época existia em Rondônia uma grande concentração dos abates nas mãos de poucos frigoríficos.

Mas em função do momento vivido pela pecuária brasileira, de aumento no preço da arroba e margens estreitas para o frigorífico, os cooperados optaram por vender o frigorífico a continuar trabalhando no vermelho.

O frigorífico foi vendido, mas a cooperativa será mantida. O foco de atuação agora será a redução dos custos de produção e a gestão de vendas, mediante compra de insumos e negociação de gado em conjunto. (MGT)