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Anunciado o investimento de US$250 milhões em dois novos navios para o transporte de gado vivo

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 7 de agosto de 2008 -09h23
A Siba Ships com base na Itália, a companhia líder mundial de transporte marítimo de gado e a Wellard Rural Exports anunciaram a encomenda de dois novos navios para o transporte de gado, totalizando um investimento de US$250 milhões.

Os navios serão construídos no estaleiro Uljanik, na Croácia, que construiu a nau capitânia da frota de transporte de gado da Siba Ships, o MV Becrux, em 2002.

Cada navio tem capacidade para 17 mil bovinos ou 75 mil ovinos com conforto e segurança. Os navios entrarão em serviço em 2011.

O navio MV Becrux foi o primeiro grande navio para o transporte de gado vivo que firmou a referência para os padrões de bem-estar animal.

Após quase 80 viagens bem-sucedidas, o gado vivo chegou ao seu destino com conforto e bem acomodado, saudável e mais pesado do que quando embarcou.

Os dois novos navios anunciados têm desenho semelhante ao do MV Becrux, com a adição de modificações para a melhoria da eficiência operacional e do bem-estar animal.

Esses navios permitem que os animais cheguem em melhores condições do que quando embarcaram, o que é bom do ponto de vista comercial e do bem-estar animal.

Os novos navios terão 180 metros de comprimento, nove decks de altura e terão uma ventilação mais potente, melhor sistema de distribuição dos alimentos, melhor atendimento aos serviços pecuários e serão mais favoráveis ao meio ambiente.

Terão certificação ambiental voluntária Green Star e também o Green Passport. Certificados são um tipo de "selo de qualidade" dos navios. Eles atestam a redução da poluição por navios com o fim de proteger o ambiente marinho.

O documento "Green Passport" (Passaporte Verde), por exemplo, acompanha o navio através de sua vida útil contendo um inventário de todos os materiais potencialmente perigosos à vida humana ou ao meio ambiente, usados na construção de um navio.

A "Green Star Certification" é um processo formal que envolve um projeto usando uma ferramenta de avaliação para guiar o processo de design ou construção de um navio para que seja "ambientalmente correto".

O controle eletrônico para o motor principal irá gerar menos emissões do que navios de potência semelhante e desenvolverá uma velocidade de 19,8 nós, poupando consideravelmente o tempo de viagem.

A Wellard Rural Exports é a maior exportadora mundial de gado em pé.

Esses novos navios beneficiarão cada participante da cadeia exportadora de gado em pé. Um quarto de bilhão de dólares não é somente um grande investimento na expedição da tonelagem (capacidade do navio), é um grande investimento no futuro da indústria pecuária mundial.

Dados do novo navio

Capacidade: 75 mil ovinos ou 17 mil bovinos, ou combinação de ambos
Espaço do deck: 2,4 hectares
Geração de água potável: 900 toneladas por dia
Capacidade de alimentação: 5 mil toneladas
Mínimo de trocas mecânicas de ar por hora: 70
Velocidade: 20 nós
Comprimento: 180 metros
Altura: 9 decks