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Situação da logística brasileira

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 22 de setembro de 2005 -12h43
O Brasil, maior exportador de carne bovina, suína e de frango, além de produtos da agricultura como a soja, o café e o fumo, ainda apresenta a logística como fator limitante.

Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Transporte (CNT), que avaliou quase 82 mil km de rodovias no país, 72% das estradas apresentam algum tipo de imperfeição.

Na classificação apresentada, 55% das rodovias estão em estado deficiente, ruim ou péssimo, quase 61% possuem sinalização inadequada e 40% não apresentam acostamento.

Se não bastasse isso, o transporte rodoviário é o mais caro dentre as opções. A utilização das hidrovias reduziria o custo do transporte a um terço do atual. Existem ainda outras vantagens, como a maior eficiência energética do transporte hidroviário, que é 9 vezes maior do que o rodoviário. A poluição causada pelo transporte em rodovias é também 9 vezes maior do que por hidrovia.

Em relação aos custos de manutenção e implantação, as hidrovias consomem infinitamente menos.

O investimento em logística é imprescindível, com o risco de termos que limitar a produção por não ter como escoar a mesma. (LMA)