Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

No Brasil, oito empresas detêm 63% da produção e abate de frango

Quinta-feira, 5 de março de 2015 -08h25

Como faz anualmente, a revista Indústria Avícola, acaba de publicar edição voltada às empresas avícolas líderes da América Latina.


Em termos continentais e no tocante à avicultura de corte, a liderança é do Brasil, tanto em relação a frangos como a perus. Pelos números apresentados, o País detém pouco mais de 50,0% de um plantel de frangos, cujo total latino-americano (considerados 18 países) se encontra em, aproximadamente, 11,50 bilhões de cabeças. Estão no Brasil, também, mais de três quartos de um plantel de perus estimado em 68,20 milhões de cabeças e concentrado em seis países.


Já no tocante à produção de ovos a liderança pertence ao México, responsável por um plantel da ordem de 152,0 milhões de poedeiras, enquanto o plantel brasileiro fica em 94,0 milhões de cabeças. Como o plantel total (também distribuído entre 18 países) supera ligeiramente os 421,0 milhões de poedeiras, a participação brasileira na avicultura de postura atinge 22,0% e a mexicana supera 36,0%.


Porém, o que mais chama a atenção na publicação da Indústria Avícola no tocante ao Brasil são as empresas líderes da avicultura de corte. Pois em vez de relacionar as 10 maiores, como é de praxe, a Watt traz 11 empresas. E explica que os dados de uma delas (Céu Azul) estão, por ora, individualizados, já que a empresa foi recentemente incorporada pela JBS.


O curioso, aqui, é que também outras duas empresas da lista - Big Frango e Tyson - acabaram incorporadas pela JBS. Com isso, as onze líderes brasileiras originalmente listadas estão, agora, reduzidas a oito.


Juntas, essas oito empresas produziram pouco mais de 3,68 bilhões de cabeças de frango, volume que corresponde a uma fatia superior a 63,0% do total (5,78 bilhões de cabeças) apontado por Indústria Avícola para a produção brasileira. 



Fonte: Avisite. 4 de março de 2015.