Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

RS espera decisão do Mapa sobre sua inclusão no zoneamento agrícola da cana

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 4 de agosto de 2008 -09h34
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está analisando a inclusão do Rio Grande do Sul no zoneamento agrícola da cana-de-açúcar. O parecer do Mapa deve sair até o próximo dia 15 de agosto.

De acordo com a notícia veiculada na Agência Estado, o assessor técnico da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) do Rio Grande do Sul, acredita que caso o Estado seja aprovado, a previsão é que área cultivada chegue a 350 mil hectares, dez vezes maior que os 35 mil hectares cultivados de hoje.

A produtividade chegaria a 6 mil litros por hectare, e em breve o Estado seria auto-suficiente na produção de etanol. Atualmente, o Estado importa 99% do álcool que consome.

A pesquisa das variedades para o local já estão avançadas. Segundo o coordenador do Programa de Cana-de-Açúcar para o Rio Grande do Sul da Fepagro (Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária), desde 2006 são realizados testes com variedades trazidas de São Paulo, Paraná e Mato Grosso, e estão respondendo bem às condições de clima e solo do Estado.

Ainda de acordo com ele “as restrições alegadas anteriormente como entraves para o Estado cultivar cana - clima, solo e produtividade - foram superadas. O problema agora é o período de chuvas que coincide com o da colheita, mas isso se resolve alterando a época de plantio”. (CMR)