Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Governo do Rio de Janeiro lança plano para combater falta de água na agricultura

Terça-feira, 27 de janeiro de 2015 -14h25

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), e o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, lançaram segunda-feira (26/1), o Rio Rural Emergencial, um plano para enfrentar os efeitos da estiagem no Norte e Noroeste fluminense. O evento ocorreu em Italva, no Noroeste do estado. O plano de contingência contará com R$30,0 milhões do Banco Mundial. Esse dinheiro será usado ao longo deste ano em ações como implantação de sistema de nutrição para os rebanhos, que sofrem com a falta de pasto, e na perfuração de poços artesianos para uso coletivo.


"Serão reservatórios de água para matar a sede do gado e também irrigar lavouras. Somente o trabalho de perfuração dos poços vai utilizar R$12,0 milhões", afirma Christino Áureo. As ações vão beneficiar 13,0 mil pequenos produtores prejudicados pela estiagem. Além dos municípios das regiões Norte e Noroeste, também receberão auxílio agricultores familiares de São Sebastião do Alto, Cantagalo e Trajano de Moraes, cidades da Região Serrana mais afetadas pela estiagem.


Foi criada uma força-tarefa com técnicos das empresas vinculadas à Secretaria estadual de Agricultura (Emater-Rio e Pesagro-Rio) e da Defesa Agropecuária para executar o plano. Para ter acesso aos benefícios, os proprietários deverão adotar práticas indicadas pelo programa Rio Rural, que promove a agricultura sustentável em 350 microbacias do estado. Implantado em 2008, o programa tem incentivado, com recursos do Banco Mundial, a preservação de nascentes, o replantio de matas ciliares e ações de manejo sustentável, entre outras ações que visam preservar a água no ambiente rural. "Produtores de municípios do Norte e Noroeste fluminense que adotaram essas práticas contam que hoje estão sofrendo menos com a estiagem", disse o secretário.


Fonte: Revista Globo Rural. 26 de janeiro de 2015.