Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Menor preço de sal e concentrado

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 20 de setembro de 2005 -12h23
De acordo com pesquisa realizada pela Scot Consultoria, de junho a setembro de 2005, os preços médios dos principais sais utilizados em pecuária de corte caíram 3,15%. O levantamento foi feito levando em consideração sais mineralizados, sais com uréia, sais proteinados e núcleos.

Além disso, os preços dos principais concentrados – energéticos e protéicos- em São Paulo, também recuaram, cerca de 1,62%.

A diminuição das cotações de produtos alimentares utilizados na bovinocultura é decorrente de uma série de fatores, incluindo os preços baixos dos produtos agrícolas no Brasil (no caso dos concentrados), redução das cotações das matérias-primas (no caso dos sais) e demanda fraca, que se encaixam em ambos.

A demanda retraída responde pelo mais baixo preço da arroba do boi gordo dos últimos trinta anos, que desestimulou o investimento na atividade. No período analisado, de junho a setembro, existia a expectativa de que as vendas aumentassem, impulsionadas pelos confinamentos e suplementação intensificada na seca. Mas o trajeto do mercado provocou achatamento nas intenções de intensificação na produção e menor aquisição de suplementos alimentares. (MGT)