Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Sua novilha está pronta para a estação de monta?

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 19 de setembro de 2005 -12h48
Na criação de bovinos de corte, o produtor objetiva produzir 1 bezerro/vaca/ano para se manter competitivo no mercado. Para isso, precisa ficar atento aos pré-requisitos.

A avaliação da condição corporal (CC) das fêmeas é uma das exigências. Ela prediz o desempenho reprodutivo, tanto na manifestação de cio quanto na taxa de prenhez. É uma avaliação subjetiva, que estima a quantidade de reservas corporais que os bovinos acumulam sob forma de gordura.

A condição corporal pode ser avaliada através de escalas, que variam de 1 a 9. Segundo a literatura, as novilhas que apresentaram uma CC média de 3,68, a taxa de prenhez foi de 81,2%. Nas vacas solteiras a média de CC foi de 3,70, e a taxa de prenhez foi de 93,4% (PFIEFER et al, 2005).

As vacas com cria ao pé, encontravam-se com CC média de 3,1, e a taxa de prenhez foi de 53,4%.

Como pode ser visto nesse trabalho, a avaliação da condição corporal é muito útil para analisar a condição reprodutiva do rebanho, pois influencia sobre a taxa de prenhez nas diferentes categorias. Por isso, o produtor deve procurar assistência técnica habilitada para avaliar seu rebanho, antes dos prejuízos chegarem. (AAV)