Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

ONU aprova modelo brasileiro de produção de biocombustiveis

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 23 de maio de 2008 -09h58
Segundo o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Onudi), a forma como o Brasil desenvolve e usa os biocombustíveis deve ser seguida por outros países. Ele esteve no Brasil para participar do Fórum Global de Energias Renováveis.

De acordo com ele, a relação entre a produção de bioenergia e o preço dos alimentos existe, mas acredita que o Brasil encontrou formas de equilibrar os dois lados de forma sustentável. Para o diretor, o Brasil pode ajudar outros países da América Latina e da África com experiência e treinamento na área de energias renováveis.

No Brasil, as perspectivas para o setor de biodiesel são promissoras. Após a obrigatoriedade, a partir de julho de 2008, da mistura de 3% de biodiesel no diesel (B3), espera-se que no segundo semestre de 2008 as usinas vendam mais biodiesel e por um preço melhor do que o ofertado no primeiro semestre.

Nesse período o setor deve comercializar mais de 660 milhões de litros, o que torna o Brasil o terceiro maior produtor de biodiesel do mundo, atrás da Alemanha e dos EUA. (CMR)