Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Áustria tem interesse em biocombustíveis brasileiros

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 12 de maio de 2008 -09h47
O chanceler austríaco, juntamente com uma comitiva de empresários do país, está no Brasil interessado em conhecer a tecnologia de produção de etanol e biodiesel.

A Áustria apóia a iniciativa brasileira de fomento dos biocombustíveis e os representantes austríacos acham muito interessante o projeto do País de produzir biodiesel com os resíduos de frituras.

A comitiva ficará no Brasil até a próxima terça-feira (13 de maio).

Devido aos preços recordes do petróleo e à preocupação ambiental, outros países da União Européia (UE) também têm interesse no etanol e biodiesel do Brasil, contudo, os 27 países membros do bloco ainda precisam entrar em acordo quanto ao volume e critérios de produção dos combustíveis que serão importados.

Na semana passada, a UE anunciou que, caso o Brasil queira exportar para o mercado europeu, será necessário fazer um acordo bilateral sobre etanol, para assegurar que o País respeite critérios sociais e ambientais na produção do biocombustível.

Os custos para cumprir as exigências européias ficariam a cargo dos exportadores brasileiros, e de tempo em tempos, o bloco enviaria uma missão para fiscalizar a produção, como ocorre no caso da carne bovina. (CMR)