Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Estoques de petróleo e alimentos

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 17 de abril de 2008 -09h51
O petróleo atingiu novo recorde ontem (16/04), chegando a ser cotado a US$114,00/barril na Bolsa de Mercadorias de Nova Iorque (NYMEX). Todos esperavam que os estoques de gasolina e petróleo dos EUA estivessem altos devido à sua desaceleração econômica, o que não ocorreu.

De acordo com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, houve retração nos estoques de gasolina e petróleo de 5,5 e 2,3 milhões de barris, respectivamente, com relação à semana passada. Curiosamente, o volume de combustíveis destilados obteve ligeira alta de 100 mil barris no mesmo período.

Má notícia aos países que esperam uma melhora nos preços de seus alimentos. A diminuição dos estoques de combustíveis fósseis e o aumento dos destilados reflete o encarecimento da energia vinda do petróleo e a maior procura por fontes alternativas de combustível, como é o caso do etanol.

Boa notícia aos países produtores de matérias-prima, uma vez que podem aproveitar os bons preços para colocar a casa em ordem depois de alguns anos sofrendo com baixos preços. Resta aos governos locais a luta pelo seu direito de livre comércio, de produção de energia limpa e de autonomia. Alguém falou em internacionalizar reservas de petróleo, ou limitar a alta dos seus preços? (JA)