Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Governo pretende diminuir tarifa de importação de produtos industrializados

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 8 de setembro de 2005 -13h06
O governo federal pretende apresentar na Organização Mundial de Comércio (OMC) uma proposta de redução da tarifa máxima de importação de produtos industrializados. Pretende que caia dos atuais 35% para 10,5%. A tarifa média, que deve cair para 7,39%, era de 10,77%.

Com isso o governo pretende facilitar a modernização do parque industrial nacional, através do aumento da importação de equipamentos e do acirramento da disputa por mercados. A medida também servirá de moeda de troca para que os países desenvolvidos diminuam as barreiras aos produtos agrícolas brasileiros.

Na teoria, a proposta é boa. Mas é preciso fazer algumas ressalvas. Algumas empresas brasileiras, principalmente dos ramos textil, automobilístico, eletro-eletrônico e couro-calçadista, enfrentariam sérios problemas de restrição de mercado.

Seria mais prudente, antes da abertura aos produtos estrangeiros, melhorar o ambiente de trabalho interno, principalmente com relação à nossa logística deficitária, à carga tributária abusiva e juros estratosféricos.

Aí sim, seria possível promover uma redução gradual das tarifas de importação, pois as indústrias nacionais teriam plenas condições de competir.

Os empresários brasileiros também têm criticado muito a postura do governo de já ter alardiado para todos os lados a intenção de promover uma abertura de mercado. Os representantes de outros países já chegarão na próxima reunião da OMC sabendo o que o Brasil está estudando fazer.

Numa negociação, assim como num jogo de cartas, quem fala demais tem grandes chances de sair perdendo. (FTR)