Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Mercado firme em Chicago

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 10 de abril de 2008 -09h23
A Bolsa de Chicago (Chicago Board of Trade – CBOT) registrou nova alta para o milho e soja durante as negociações ocorridas ontem (09/04).

Não ocorreram fatos relevantes que justificassem o limite de alta atingido pela soja durante o pregão (fechou com alta de quase 5% no dia, a US$13,30/bushel).

Notícias de que as negociações junto aos produtores argentinos estão paralisadas, somadas ao relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) publicado ontem sobre a evolução da lavoura americana, apenas confirmaram o que o mercado já sabia: estoques apertados e demanda aquecida mantém os preços firmes.

O milho seguiu “na onda” da soja, também influenciado pelo relatório e as confirmações dos já sabidos estoques reduzidos.

O momento é de atenção. Altas momentâneas que ocorrem devem ser aproveitadas para se comercializar parte da produção ou buscar proteção através das ferramentas do mercado futuro. Com a mesma velocidade que fundos de hedge e investimentos entram no mercado, eles podem sair e ocasionar uma queda acentuada no preço, deixando o produtor a deriva dos preços. (JA)