Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Trigo mais caro, pão mais caro

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 31 de março de 2008 -09h27
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o pão francês, que subiu 4,49% entre janeiro e fevereiro de 2008, e 0,19% de fevereiro para março, deve ter nova alta.

A cotação do trigo vem batendo recordes nas bolsas internacionais, influenciando o preço do produto e seus derivados no Brasil. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2006/07, o preço médio do trigo em grão girava em torno de US$150,00/tonelada, já em 2008 alcançou US$420,00/tonelada (+180%).

Os estoques mundiais baixos, oferta restrita e também o Brasil depende da importação de cerca de 70% do trigo que consome. Além disso, a Argentina, principal fornecedora de trigo do País fechou seus registros de exportação, o que piorou a situação brasileira. Sem falar na demanda crescente dos países em desenvolvimento e da China, e a menor área plantada com trigo nos EUA.

Com relação ao reajuste no preço do pão, em Salvador-BA, este pode chegar a 10% em abril. Ainda conforme dados do Dieese, atualmente, o produto está custando 25% a mais que no mesmo período do ano passado, na região. Já no Grande ABC, em São Paulo, o aumento deve ser de 15%.

Por conta desses aumentos, o setor tritícola está negociando com o governo federal a desoneração de PIS (Programa de Integração Social) e Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) incidentes sobre o pão francês. Outra reivindicação é a redução do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da farinha nos Estados do Nordeste. Rio, São Paulo e Minas Gerais já são isentos de ICMS. (CMR)