Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Altos preços do trigo

por Fabio Lucheta Isaac
Sexta-feira, 14 de março de 2008 -09h55
Os baixos estoques internacionais, o aumento da demanda e os elevados preços dos grãos estão afetando os consumidores de seus derivados e subprodutos no mundo inteiro.

No Brasil, por exemplo, a alta nas cotações do trigo (principalmente), da soja e do milho provocaram a elevação dos óleos e das farinhas que, conseqüentemente, pressionaram o preço dos pães e massas.

Segundo as padarias brasileiras a farinha de trigo teve um reajuste entre 24% e 30%, causando uma elevação no preço do pão de cerca de 10%.

Já na Argentina, desde o ano passado o governo vem tomando medidas para tentar conter a inflação interna dos alimentos e controlar os estoques do País. A medida mais recente é a restrição das exportações dos grãos através do aumento dos impostos sobre a operação. No caso do trigo, atualmente, os registros para a exportação do produto estão fechados.

Contudo, do outro lado da corda estão os produtores argentinos, que se sentem prejudicados com a medida e protestam contra a restrição nas vendas externas das commodities agrícolas. Na situação atual, o mercado internacional está remunerando melhor que o interno. (CMR)