Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

FDA declara seguro consumo de proteínas de animais clonados

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 26 de fevereiro de 2008 -09h29
O FDA (órgão americano que regula alimentos e medicamentos) declarou serem seguros tanto carne quanto o leite de animais clonados, e também de seus descendentes. Os animais avaliados foram suínos, bovinos e caprinos, sendo que para ovinos não estavam disponíveis dados suficientes para se chegar a uma conclusão.

De acordo a uma pesquisa realizada nos EUA, metade dos consumidores achava que a carne ou derivados de animais clonados faria algum dano à saúde. Esse estudo, que segundo o FDA, durou seis anos e contém quase mil páginas, traz novos esclarecimentos e diminuirá em parte a polêmica que se estabeleceu sobre o tema nos últimos anos.

Segundo o relatório (disponível em inglês no site www.fda.gov), dificilmente animais clonados cheguem em abundância ao mercado, principalmente devido ao custo e escala de produção desse tipo.

Na Europa, o órgão responsável por essa decisão iniciou consulta pública. Lá, no entanto, se esses alimentos clonados forem aprovados, eles terão que ser rotulados, diferentemente da deliberação tomada nos Estados Unidos.

Fonte: Ciência hoje. Adaptado por Scot Consultoria. 26 de fevereiro de 2008.