Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Previsões para o comércio de carne bovina

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 29 de agosto de 2005 -12h37
De acordo com o Instituto de Pesquisa de Políticas Agrícolas e Alimentícias (FAPRI), que fornece análises e previsões econômicas para o Congresso dos EUA, a produção mundial de carne bovina deverá aumentar cerca de 1,3% ao ano até 2012.

Para o Brasil, a projeção é de aumento de 2,4%, quase o dobro do estimado para o crescimento mundial.

Já o consumo mundial de carne bovina deverá aumentar, em média, cerca de 1,6% ao ano até 2012. A demanda crescerá significativamente em países emergentes, ao passo que em muitas nações desenvolvidas o consumo irá se estagnar ou cair, em função da concorrência com a carne suína ou de aves.

Destaque para o aumento da demanda em países da Ásia – China, Índia, Indonésia, Japão e Tailândia – e, em menor extensão, na América Latina.

O aumento da demanda deve levar a um aumento das importações, uma vez que a produção na Ásia deverá ser limitada pela reduzida disponibilidade de terra e áreas de forragem.

A FAPRI ainda estima que uma recuperação gradual das exportações dos EUA, após a crise da vaca louca, absorva 75% do crescimento da demanda mundial de importações. Produtores de baixo custo, como Brasil e Argentina, também mostrarão ganhos em curto prazo. (FTR)