Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Chuva de menos X chuvas demais

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 29 de janeiro de 2008 -10h03
Enquanto na região Norte do Mato Grosso os produtores não conseguem colher a soja por causa do excesso de chuvas, no Oeste da Bahia a estiagem já resulta em perdas na produção de milho.

O Rio Grande do Sul é outro Estado que vem sofrendo com as poucas e irregulares precipitações, que se continuadas podem prejudicar as lavouras de soja e milho.

No Oeste da Bahia, estima-se que as perdas na produção de milho sejam de 10% a 25%.

Além do milho, a soja também sofre com a falta de chuva na Bahia, e pode perder produtividade na comparação com a safra 2006/07. Na safra anterior, quando o clima foi favorável, foram colhidas 46,5 sc/ha. Este ano, a produtividade deve cair para 45 sc/ha.

No Mato Grosso, as chuvas concentraram-se nos primeiros 19 dias do mês, prejudicando a colheita da soja. Segundos produtores da região, alguns grãos de soja já perderam um pouco da qualidade, mas em volume ainda insignificante.

Outra preocupação é o atraso no plantio de algodão safrinha. A intenção de plantio já tinha sido reduzida em virtude do atraso no plantio da soja. Agora, com o atraso também na colheita, a intenção pode se retrair ainda mais.

Fonte: Gazeta Mercantil. Adaptado pela Scot Consultoria. 29 de janeiro de 2008.