Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Qual é a relação entre fertilizante e energia?

por Fabio Lucheta Isaac
Terça-feira, 29 de janeiro de 2008 -10h02
De acordo com a Associação Internacional de Indústrias de Fertilizantes (IFA), calcula-se que a produção global de fertilizantes responde por menos de 2% do consumo mundial de energia. Desses 2%, a maior parte é consumida na produção de nitrogênio, que por razões econômicas e ambientais tem o gás natural como principal fonte de matéria prima (hidrogênio para sintetizar amônia).

Apesar de o setor utilizar relativamente pouca energia, ele é fortemente influenciado pelas tendências de consumo e preços de energia.

O Departamento de Informação e Administração dos Estados Unidos estima que o consumo de energia aumente 57% entre os anos de 2004 e 2030. Em particular, o uso do gás natural está crescendo rapidamente. Espera-se que no futuro ele represente uma fatia bem maior do uso mundial de energia, pois é mais limpo que o carvão e o petróleo no que diz respeito à emissão de CO2.

Além disso, as incertezas sobre oferta e demanda de petróleo, que elevam seu preço, favorecem o aumento da demanda por gás natural.

Segundo o Rabobank, os preços do gás natural são tradicionalmente voláteis, tal característica deve permanecer no futuro e deve continuar influenciando os preços de fertilizantes nitrogenados. (AA)