Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

O “boom” dos preços dos fertilizantes

por Fabio Lucheta Isaac
Segunda-feira, 21 de janeiro de 2008 -10h51
A expansão do plantio de grãos em 2007 fez com que a demanda por fertilizantes superasse a capacidade de produção, o que contribuiu para aumentos significativos nos preços desses insumos.

Existe uma relação estreita entre aumento de preços de fertilizantes e aumento de preço de commodities agrícolas. Os produtores demandam maior quantidade de insumos quando os preços recebidos pela produção encontram-se relativamente elevados.

Logo, a expansão da capacidade de produção de fertilizantes também é encorajada, mas leva tempo para ser construída. Enquanto isso, a demanda continua crescendo e os preços subindo.

Em 2008, espera-se que a agricultura siga em expansão, graças ao crescimento da demanda por alimentos e biocombustíveis. Esse cenário sugere que o mercado de fertilizantes se manterá firme.

De acordo com o Rabobank, os preços do potássio e do fosfato devem permanecer altos no curto e médio prazo, enquanto o preço da uréia deve diminuir moderadamente com a melhoria da capacidade de produção em 2008.

No longo prazo os preços dos fertilizantes continuarão sendo balizados pela disponibilidade de estoques de grãos e pelos preços de commodities. (AA)