Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Resultados na pecuária melhoraram em 2007

por Fabio Lucheta Isaac
Quinta-feira, 17 de janeiro de 2008 -10h24
Análise feita anualmente pela Scot Consultoria, comparando rentabilidade de investimentos, indicadores econômicos e atividades agropecuárias, aponta pequena melhora na rentabilidade da pecuária de corte.

Embora tenha melhorado, o avanço nos resultados causa uma certa frustração, pois esperava-se um resultado melhor para o exercício de 2007, quando estimava-se com base em números preliminares.

Em 2007, considerando a média de todas as praças pecuárias, o preço do boi gordo aumentou 35,7% entre os meses de janeiro e dezembro. No mesmo período, os custos da pecuária de corte aumentaram 22,3%, quando se analisa a evolução do mercado de insumos e o impacto de cada item no custo de produção.

No entanto, embora o balanço de 2007 tenha sido extremamente positivo, com os preços subindo mais de 13 pontos porcentuais em relação aos custos, na média do ano o comportamento de preços e custos não foi o mesmo.

Em relação a 2006, o preço médio do boi gordo de todas as praças pecuárias em 2007 foi apenas 14,6% superior. Os custos médios de 2007 foram 12,8% superiores ao de 2006.

Portanto, mês e mês, o balanço dos preços foi apenas 1,8 ponto porcentual acima do aumento do custo de produção.

Por isso os resultados pouco melhoraram. Na figura 1 é apresentado o histórico das rentabilidades da pecuária de corte nos últimos anos.



Por ora, mesmo com as estimativas de aumento nos custos de produção para 2008, assunto que a Scot Consultoria tem abordado amplamente, tudo indica que os resultados melhorarão ao longo do ano.

Ainda assim, a aplicação adequada de técnicas de produção e gerenciamento é de suma importância para garantir os resultados.

Os resultados, apresentados na figura 1, referem-se a empresas de ciclo completo geridas com aporte crescente de tecnologia. Embora os custos de produção tenham aumentado menos para as empresas sem tecnologia, os resultados econômicos foram inferiores, mantendo a tendência dos últimos anos. Compensa aplicar tecnologia.

O estudo mais detalhado, e com as comparações das rentabilidades, será divulgado hoje na edição 748 do informativo Boi & Companhia, editado desde 1993 pela Scot Consultoria. (MPN)