Scot Consultoria
www.scotconsultoria.com.br

Governo criará sistema de monitoramento da qualidade do leite

por Fabio Lucheta Isaac
Quarta-feira, 19 de dezembro de 2007 -10h43
o escândalo da fraude do leite, o governo resolveu criar um canal de comunicação contendo informações sobre a qualidade da bebida produzida e comercializada no País, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O Centro Integrado de Monitoramento da Qualidade do Leite (CQuali–Leite) é resultado de parceria firmada, este mês, entre o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o MAPA.

A idéia do projeto é criar um site na internet com um banco de dados sobre a inspeção e fiscalização da produção, industrialização e comercialização de leite tipo UHT, pasteurizado e em pó. Incluirá ainda, resultados de análises laboratoriais e de verificação de rotulagem.

A primeira fase da rede funcionará através da troca de informações entre os três órgãos, relativas à atuação de cada um deles no Brasil. A segunda parte do trabalho consiste em disponibilizar ao consumidor dados referentes ao acompanhamento da qualidade do leite e informações contidas nos rótulos.

O intuito do projeto é informar o consumidor para que ele tenha um consumo mais “consciente” do leite. Segundo o governo, este será um instrumento de defesa do consumidor, pois os Procons (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) dos Estados demonstram interesse em atuar articuladamente ao sistema. Assim, acreditam ter mais subsídios para autuar empresas em desacordo com a legislação.

O CQuali-Leite é uma iniciativa a ser apreciada por parte do governo. Informação em qualquer ponta da cadeia é sempre bem-vinda. Ajuda a organizar, evoluir. Porém, como quase sempre, surgiu por causa de um escândalo. É a velha história de quando a “água bate da bunda”.

A exemplo disso, temos o SISBOV. Resolveram agora melhorá-lo, mas parece que piorou. O sistema ainda está uma baderna e corremos o risco de diminuir nossas exportações de carne bovina para o cliente mais importante, em termos de faturamento.

A expectativa é que a primeira fase do CQuali-Leite esteja funcionando no primeiro trimestre de 2008. Vamos aguardar. (GSN)